Análise eletromiográfica de movimentos faciais humanos

            A busca do conhecimento do nosso corpo é sempre surpreendente. Seja palpável ou não, cada parte tem seu objetivo e trabalha em conjunto. Nosso sistema nervoso é a principal parte dele, pois ele monitora e coordena nossas ações voluntárias e involuntárias. Ele se divide em duas partes: O sistema nervoso central (SNC) que inclui o cérebro e a medula espinhal e o sistema nervoso periférico (SNP) é o sistema nervoso fora do cérebro e da medula espinhal. As células nervosas são chamadas de neurônios e instituem o tecido nervoso trabalhando por meio de ação química e elétrica, permitindo a transmissão de sinais por todo o corpo. Milhões de nervos compõem o nosso sistema nervoso periférico, ligados uns aos outros, nos músculos e receptores por todo o corpo. A fibra nervosa é o que transmite os impulsos por toda parte, composta por uma substância intitulada de mielina que tem como função proteger a fibra nervosa e ajudar na eficácia de resposta dos neurônios.

Figura 01: Sistema nervoso.

 

Fonte: (GUILHERME, 2018).

             Em 1791 o médico, investigador, físico e filósofo italiano Luiggi Galvani, começou seus estudos em bioeletricidade observando a relação entre músculo e eletricidade através da despolarização de pernas de sapos com hastes de metais. Logo mais, Carlo Matteucci um físico e neurofisiologista prova que eram formadas correntes elétricas nos músculos e então, o fisiologista Du Bois-Reymond fez o escopo de um galvanômetro para medir correntes elétricas e reduziu a impedância da pele, nascendo assim a Eletromiografia(EMG).

          A Eletromiografia  é o estudo ou método na busca de registrar graficamente ou sonoramente as correntes elétricas geradas em um músculo ativo. Tendo como objetivo descobrir valores padrões de sinais elétricos dos músculos faciais, foram estudados os músculos da face, sua influência sobre os outros e analisado o registro por eletromiografia. A importância desse estudo se dá na busca de uma amplitude no conhecimento do sistema nervoso para um diagnóstico e tratamento eficiente de paralisias ao avaliar e comparar com pessoas que a não possuem, por exemplo. Ou então descobrir falha na atividade de algum músculo, nervo de qualquer parte do corpo.

Figura 02: Ilustração de uma eletromiografia.

Fonte: (DIAS, 2018).

     Os principais músculos responsáveis pela mímica facial são: Orbicular dos olhos, Fáscia Massetérica, Fáscia temporal, Ventre frontal, bucinador, risório e o zigomático (maior e menor). Sendo representados por um círculo preto na figura 02.

Figura 03: Altlas anatômico de músculos faciais.

Fonte: (NETTER, 2011).

        Inicialmente, foram colocados sobre esses músculos eletrodos de superfície e logo após, os participantes foram instruídos a realizar alguns movimentos para a captação das ondas elétricas produzidas.

Figura 04: Posição dos eletrodos.

Fonte: (BERNARDES; GOMEZ; BENTO, 2018).

              Foram realizaram sete tarefas ao esforço máximo dos músculos durante oito segundos. Foram estes: T1: elevação da testa, T2: fechamento forçado dos olhos, T3: atividade dos lábios durante fechamento forçado dos olhos ,T4: protrusão labial ,T5: atividade dos olhos durante protrusão labial ,T6: retração labial , T7: atividade dos olhos durante retração labial. As respostas dos dois lados da face foram obtidos em microvotls (µV) e processados por root mean square (RMS), a fim de minimizar possíveis interferências e buscar a simetria da atividade elétrica. Essa simetria foi obtida através de uma razão entre movimentos do lado direito/esquerdo. Os resultados são exibidos na tabela a seguir:

Tabela 01: Médias de atividades eletromiográficas em valores absolutos em microvolts e desvios-padrão em ambos os lados da face nos movimentos testados.

Fonte: (BERNARDES; GOMEZ; BENTO, 2018).

       E assim, pode-se fazer uma relação dos movimentos realizados com os músculos estudados. Sabendo que, o índice de simetria é em torno dos 0,83 a 0,97.

 

Referências

  • DE SOUZA, Ricardo Martins.  2013. Eletromiografia Disponível em:http://files.profricardo2.webnode.pt/200000139280992a003/Aula%207%20 %20Eletromiografia.ppt.pdf. Acesso em: 20 abr. 2018.     
  • STEFANI, Fabiane Miron . Estudo eletromiográfico do padrão de contração muscular da face de adultos. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-19112008-162050/pt-br.php. Acesso em: 20 abr. 2018.
  • GUILHERME, Aurélia . Neuropatia Diabética. 2018. Disponível em: <http://www.boavidaonline.com.br/neuropatia-diabetica/>. Acesso em: 24 abr. 2018.
  • DIAS, Tania. Eletromiografia e Seu Uso na Fonoaudiologia. Disponível em: <https://itafono.blogspot.com.br/2013/01/eletromiografia-e-seu-uso-na_30.html?m=0>. Acesso em: 23 abr. 2018.
  • NETTER, Frank Henry. Atlas de Anatomia Humana. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 609 p. Acesso em: 03 abr. 2018.
  • BERNARDES, Daniele Fontes Ferreira ; GOMEZ, Maria Valéria Schmidt Goffi; BENTO, Ricardo Ferreira . Eletromiografia de superfície em pacientes portadores de paralisia facial periférica. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462010000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 17 2018.

Comentários (Dúvidas e perguntas)

Comentários (Dúvidas e perguntas)