Nave espacial russa descontrolada pode cair no Brasil (05 de Maio de 2015)

Nave espacial russa descontrolada!

    Uma nave espacial não tripulada que pretendia levar mantimentos para a Estação Espacial Internacional está a cair em direção à Terra. aparentemente de forma descontrolada, disse hoje uma fonte não identificada em declarações à agência AFP. A agência espacial russa, Roscosmos, já anunciou que a nave não vai conseguir acoplar à Estação Espacial Internacional (EEI).

Nave espacial russa descontrolada. Nave espacial russa está prestes a cair na Terra, e pode ser vista do Brasil-Meuprofessordefisica-com

Possiveis locais de queda para a nave Progress.

“Começou a descida. Não tem mais nenhum sítio para onde ir”, disse um responsável conhecedor da situação à AFP, sob condição de anonimato. “É agora claro que começaram reações absolutamente incontroláveis”, acrescentou esta fonte, que a agência francesa não identifica, mas que explica que a descida marca o fim da missão Progress. O programa espacial russo da  Roscosmos é um motivo de orgulho para a população local, mas nos últimos anos têm surgido uma série de contratempos e fracaços, como a perda de vários satélites e a queda de uma nave similar em 2011, na Sibéria. O vice-primeiro-ministro russo com o aval da indústria aeroespacial, Dmitry Rogozin, atualmente na China, disse estar em constante contato com a agência espacial e escreveu no Twitter: “Estamos todos preocupados com a nossa nave de carga”.

Nave Progress M-27-M 

Nave Progress M-27-M

    A  NASA disse entretanto que a nave espacial não levava a bordo material fundamental para a secção norte-americana da Estação Espacial Internacional, e que os astronautas têm mantimentos suficientes para os próximos meses.

Acompanhe em tempo real o percurso da Progress

De acordo com o diretor de operações de voos tripulados da  ESA, Thomas Reiter, caso os russos não consigam retomar o controlo da nave, aNave espacial russa descontrolada poderá até cair no brasil. Esta pode ficar às voltas sobre a terra uma semana até uma semana e meia, no máximo. O perigo de atingir uma pessoa é mínimo. Mais de 2/3 da Terra estão cobertos por água e apenas 3% da terra (solo) é povoada. Além de que o mais provável é que arda ao entrar na atmosfera terrestre. “A nave está a uma altitude de 257 km e a viajar a mais de 25 mil km/h”, revela Thomas Reiter ao The Guardian. “Esta altitude é suficientemente abaixo da Estação Espacial Internacional para não lhe causar qualquer problema. No entanto, alguns satélites poderão ter se fazer manobras” para se desviarem da rota da Progress, explica. Comunicações perdidas pouco depois da descolagem. O foguete Soyuz, que levava a nave Progress M-27M com mantimentos para a  Estação Espacial Internacional, foi lançado na terça-feira, mas as comunicações foram perdidas pouco depois. Um porta-voz da agência russa não quis comentar o sucedido.


Error: Your Requested widget "loop post " is not in the widget list.

  • [do_widget_area sidebar-1]
    • [do_widget id="search-2"]
    • [do_widget id="pages-2"]
    • [do_widget id="recent-posts-3"]
  • [do_widget_area sidebar-footer]
    • [do_widget id="vantage-social-media-2"]
  • [do_widget_area sidebar-header]
    • [do_widget id="smyoutubesubscribe_widget-2"]
  • [do_widget_area sidebar-masthead]
    • [do_widget_area widgets_for_shortcodes]
      • [do_widget id="siteorigin-panels-postloop-2"]
    • [do_widget_area wp_inactive_widgets]

      Comentários (Dúvidas e perguntas)

      Comentários (Dúvidas e perguntas)