A astronomia e o mundo de Game of Thrones
O próprio George R. R. Martin já declarou que diversos aspectos de seu mundo fantasia foram inspirados em fatos históricos – como o red wedding – que foi inspirado no jantar negro ou black dinner (ver mais em http://theweek.com/articles/463588/reallife-events-that-inspired-game-thrones-red-wedding). Diversos aspectos geográficos e arquitetônicos do mundo antigo estão representados de alguma forma no mundo das casas Lannister, Stark, Targarian e outros. (como o titã de Braavos, representado na imagem abaixo). A Astronomia e o mundo de Game of Thrones pode ser avaliada a partir de seus aspectos geográficos e dos fenômenos naturais sazonais. Enquanto ciência, a astronomia estuda os objetos dentro e fora do sistema solar, assim como o comportamento e a dinâmica destes objetos, será possível entearmos mais sobre o mundo de Game of Thrones? Achamos que sim.
Este breve texto introduziremos alguns aspectos comparativos entre o universo fantasia e o nosso próprio Universo natural. Explicaremos alguns pontos da Astronomia e o mundo de Game of Thrones (GOT). Abaixo apresentaremos alguns mapas deste mundo.

O titan de braavos em game of thrones (uma referência ao colosso de rhodes)
É claro, este texto nao deverá trazer grande precisão na comparação histórica ou científica. Certamente apresentará especulações científicas sobre os fenômenos naturais no mundo de George R. R. Martin. Podemos
Um era do gelo?
Nao há uma descrição precisa de como se passam as estações no universo de GOT. Diversos personagens descrevem que o inverno pode demorar “anos” – Se nao há estações definidas eles podem contar um ano a partir de ciclos da lua – Um descrição dada por uma personagem (abaixo) remete a um inverno que durou gerações (talvez uma era do gelo):
“Thousands of years ago, there came a night that lasted a generation. Kings froze to death in their castles, same as the shepherds in their huts; and women smothered their babies rather than see them starve, and wept, and felt the tears freeze on their cheeks… In that darkness the White Walkers came for the first time. They swept through cities and kingdoms, riding their dead horses, hunting with their packs of pale spiders big as hounds.“―Old Nan to Bran Stark
“Milhares de anos atrás, veio a noite que durou toda uma geração. Reis congelaram até a morte em seus castelos, o mesmo com as ovelhas em suas cabanas; e as mulheres asfixiavam seus bebês de forma a nao ve-los morrer de fome, e choravam, sentindo as lágrimas rolarem seus rostos… Naquela escuridão os White Walkers vieram pela primeira vez. Eles arrasaram cidades e reinos, cavalgando em seus cavalos mortos, caçando com matilhas de aranhas que tinham o tamanho de cachorros ” – Velha Nam para Bran Stark.
Observamos nos mapas que o Norte congelado deverá representar regiões de alta latitude, em especial na região alem da grande muralha do norte. O sul por outro lado, desde DORNE, apresenta clima quente e seco, correspondendo a zonas de maior incidência solar. O mundo além-mar, que segue depois do mar de Dorne, continua com as ilhas do sempre verão, indicando claramente uma região com clima tropical
Astronomia e o mundo de Game of Thrones – O inverno está vindo?
- Eixos da “terra” em GOT;
- Excentricidade da órbita;
O planeta Urano, em nosso sistema solar tem o polo norte apontado para o sol durante 42 anos. Durante outros quarenta e dois tem seu eixo apontando para longe do sol. Assim verões e invernos neste planeta duram cerca de quatro décadas. Assim o eixo de orientação no planeta urano define muito como se comportará o clima em cada região. Na terra o mesmo efeito aparece. A inclinação de 23 graus em relação ao eixo de órbita gera uma exposição maior de determinado hemisfério da terra ao longo do ano, causando as estações. Um planeta com eixo de rotação irregular poderia trazer estações bem irregulares e quase imprevisíveis.
Sabemos que no mundo de George Martin as estações são imprevisíveis e extremas. Diversas “hipóteses”tentam explicar (somente para efeitos de entretenimento). Uma possibilidade para explicar os longos invernos é uma orbita com grande excentricidade. Veja figura acima. Neste caso as estações seriam definidas pela proximidade do planeta com o Sol. Assim o periélio poderia durar muitos anos num verão, enquanto o afeio definiria um longo inverno.
Se combinamos uma órbita excêntrica e um eixo de rotação irregular, podemos ter estações completamente arbitrarias. Verões que poderiam durar

Globo terrestre no mundo de Game of thrones. Representação de um possível globo deste mundo de fantasia.
OBS: Texto apenas para entretenimento
Professor e pesquisador em física.