Considerada uma plataforma relativamente recente, criada por estudantes italianos em 2005, a tecnologia através de Arduíno popularizou o desenvolvimento de dispositivos para projetos, com evidência na área eletrônica, com o principal objetivo de facilitar e simplificar a criação de novas ferramentas tecnológicas, além de ter preço acessível no mercado.
O Arduíno, de forma breve, é uma ferramenta simplificada de hardware e software que auxilia a programação de um microcontrolador capaz de se comunicar com outros eletrônicos, a fim de executar funções sem ajuda manual, facilitando os mais variados processos do nosso dia-a-dia. É importante ressaltar, que essa tecnologia é utilizada quando a ferramenta a ser desenvolvida ainda está em processo de prototipagem, ou seja, em fase de testes, pois o seu propósito é acelerar o andamento do projeto.
O mecanismo de funcionamento da placa também é simplificado, possui pinos que permitem conectá-los a um circuito eletrônico e através dessas conexões o Arduíno controla o circuito, enviando e recebendo informações. Para que ele execute a tarefa, antes de tudo, precisa-se de um software, que é baixado e instalado em um computador comum. Cria-se a programação de controle e por fim carrega-se as informações programadas na placa de Arduíno e ele passa a controlar o circuito.
O software instalado no Arduíno determinará todos os comandos feitos pela placa, pois uma vez carregada, a placa permanecerá com todas as informações para a realização das tarefas, ou seja, ela definirá início, fim, tempo de duração e até mesmo repetições dos processos. A linguagem para a programação é escrita em um código semelhante a linguagem C/C++, e da mesma forma que estas, após passarem pelo compilador, é traduzida para um código compreensível pela placa.
A seguir, alguns exemplos de automação com Arduíno:
Figura 1: Após toda a montagem do circuito, duas lâmpadas ligadas a rede elétrica, controladas por um Arduíno conectado a um relé (interruptor eletromecânico).
Fonte:https://www.filipeflop.com/blog/automacao-residencial-com-arduino-acenda-lampadas-pela-internet/
Figura 2: Destrancando portas sem utilizar chaves – comando feito por um Arduíno e um kit RFID (tecnologia que utiliza ondas de rádio para comunicação e transferência de dados).
Figura 3: Alarme de segurança inteligente com Arduíno – controle de sensores de movimento, sensores magnéticos, sirenes, câmeras e trancas elétricas.
