Os materiais comuns ou até fabricados artificialmente possuem muitas propriedades elétricas e podem ter comportamentos diferentes quando são colocados em campos elétricos. Alguns materiais conduzem bem a eletricidade em campos pequenos, enquanto outros não conduzem mesmo em campos elétricos grandes. Esse tipo de fenômeno é o que acontece com os materiais condutores e isolantes, respectivamente.
Os condutores, em sua maioria metais, são materiais os quais as cargas elétricas fluem mais facilmente. Quando uma corrente elétrica passa por um condutor, muitos elétrons livres se movimentam ao longo do material, sem apresentar muita dificuldade. A habilidade de um material conduzir melhor a corrente elétrica também depende das condições da matéria, como a temperatura e pressão em que se encontra. Até mesmo os melhores condutores, apresentam uma pequena, mas não desprezível, resistência a passagem de corrente e isto se deve a algumas condições em que o material é submetido, como a temperatura por exemplo.
Quando o material não consegue conduzir ou quando conduz com muita dificuldade a eletricidade, necessitando de cargas elétricas muito altas, o material é considerado um isolante. Para este tipo, os elétrons estão firmemente presos aos átomos e não estão livres para se moverem quando são colocados em campos elétricos que podem ser aplicados em condições comuns, sendo muito utilizados para suportarem pequenas cargas elétricas.
Entre os isolantes e os condutores, estão os semicondutores. Em um semicondutor, a quantidade de elétrons livres é muita baixa, se comparado ao condutor, contribuindo menos para o fluxo de eletricidade no material. Em algumas situações, um material condutor pode facilmente fazer com que as cargas envolvidas fluam facilmente, sem nenhuma resistência, caso sejam submetidos a resfriamento até temperaturas muito baixas. Para essas situações, o material é classificado como supercondutor.
Abaixo, estão listados os materiais condutores e isolantes mais conhecidos e utilizados:
Condutores:
Ouro; Prata; Bronze; Alumínio; Níquel – Cromo;
Isolantes:
Borracha; Madeira; Plástico; Cerâmica; Vidro;
Fonte: Mundo Da Educação.
Imagem 2: Isolantes Cerâmicos.
Fonte: Alibaba.
